Perdão! O que é? Como obtê-lo? Como Perdoar?



O que é o perdão?

O perdão é um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa ou contra si mesmo, decorrente de uma ofensa percebida, diferenças, erros ou fracassos, ou cessar a exigência de castigo ou restituição. Perdão é um ato da vontade e não um sentimento. A palavra perdão tem alguns sinônimos como: absolvição, graça e remissão.


Como obter o perdão?

Em primeiro lugar temos que buscar o perdão de Deus, mas também devemos buscar o perdão dos homens. Deus esta sempre disposto a perdoar, tanto é que deu seu filho Jesus Cristo para morrer, nos salvar e perdoar todos os nossos pecados. Deus também nos ensina em 1 João 1:8-10 que devemos buscar o perdão de nossos pecados: Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós”.
Se está precisando perdão, que deve fazer? 
Primeiro, reconhecer o seu pecado. A Bíblia diz em Salmos 51:2-4 “Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim”. 
Segundo, pedir que o seu pecado seja perdoado. Deus diz que pode começar uma Nova Vida. A Bíblia diz em Salmos 51:7-12 “Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que se regozijem os ossos que esmagaste. Esconde o teu rosto dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável. Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário”. 
Terceiro, acreditar que Deus lhe perdoou deveras e parar de se sentir culpado. A Bíblia diz em Salmos 32:1-6 “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui a iniquidade, e em cujo espírito não há dolo. Enquanto guardei silêncio, consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha iniquidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pelo que todo aquele é piedoso ore a ti, a tempo de te poder achar; no trasbordar de muitas águas, estas e ele não chegarão.” 
Lembre-se de que a melhor formar de obter perão é perdoando, então veremos agora como perdoar.


Como perdoar?

Receber o perdão é muito fácil e perdoar será que é fácil? Imagine uma ofensa de uma pessoa em que não temos um relacionamento, imagine aquele (colega) de trabalho ou de escola que fez algo para lhe prejudicar. Estes tipos de situações são difíceis de serem perdoadas e em muitas vezes nos deixa muito irritado e furioso. Mas como a bíblia nos ensina a lhe dar com essas situações? Vejamos abaixo:
“Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” (Efésios 4:32). Neste versículo o apostolo Paulo nos ensina que sempre devemos que devemos perdoar da mesma forma que Deus nos perdoou, ou seja, se nós pecadores que fazemos muitas coisas que desagrada a Deus e mesmo assim Ele teve misericórdia e nos perdoou, porque então não podemos perdoar o nosso próximo?
“E, quando estiverdes orando, perdoai se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas”. (Marcos 11:25). Neste versículo Deus nos ensina que é dever de toda a pessoa que teme a Deus perdoar, se queremos obter o perdão de Deus, devemos primeiramente perdoar o nosso próximo.
“Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete”. (Mateus 18:21-22). Naquela época os judeus viviam sobre as leis de Moisés e de um modo geral, perdão era algo que não existia, era olho por olhe e dente por dente. Quando Pedro pergunta para Jesus se devemos perdoar até sete vezes é que sete vezes era um numero absurdo para se perdoar uma pessoa, porem Cristo responde para ele para ele setenta vezes sete para mostrar que se sete vezes era um numero absurdo imagine então quatrocentos e noventa vezes? Esta resposta de Jesus para Pedro nos ensina que todas as vezes que alguém nos magoar por qualquer que seja o motivo, devemos sempre perdoar.



Conclusão:


Ser ofendido e injustiçado é muito triste e difícil de aceitar. Mais difícil ainda é perdoar o ofensor. Porém, como vimos na Palavra de Deus, nosso dever é obedecer à ordem do perdão incondicional. Não condicione o ato de perdoar ao sentimento ou ao esquecimento dos fatos que te magoaram. Existem situações que nunca serão esquecidas, mas devem ser perdoadas assim mesmo. Perdoe e peça a Deus para te ajudar na "cicatrização" da ferida. 



0 comentários:

Obrigado pelo seu comentário

Todos os direitos reservados © 2013 />'>Desenvolvido por - Wilton Oliveira®.