SERMÃO DA MONTANHA - MATEUS 5 / 6 / 7



  1. Sermão da Montanha: Mateus cap. 5/6/7.

Nestes três capítulos do livro de Mateus vemos os ensinamentos de Jesus Cristo de como ele quer que vivamos. No capitulo 5 temos as bem aventuranças e a forma que Cristo interpreta as leis de Deus deixadas por Moisés. No capitulo 6 Jesus nos ensina a melhor forma de orarmos, a oração do Pai Nosso e nos ensina a não nos preocupar com o dia de amanhã. E por fim no capitulo 7 Ele nos deixa dois grandes ensinamentos, onde o primeiro é que a única pessoa que devemos julgar somos nós mesmo e a segunda é que nós somos frutos daquilo que plantamos. Vamos estudar um pouco cada um desses capítulos?

Mateus 5: Logo no inicio do capitulo Jesus começa ensinando sobre as bem aventuranças, mas gostaria de iniciar falando a partir do versículo 13: Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Deus quer que sejamos a diferença neste mundo, o que adianta eu saber fazer coisas boas e não fazer? Da mesma forma que o sal sozinho ninguém consome e na comida ele é indispensável temos que  fazer esta diferença aqui na Terra, temos que ser o sal na comida.
Outra passagem que nos deixa bastante intrigante esta nos versículos 29 e 30: Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. Temos que afastar de nós todas as coisas que nos afasta de Deus. Deus não quer que saiamos arrancando todo o nosso corpo, ele quer que sejamos transformados, que a partir de hoje tenhamos visão apenas para Ele, mas se não conseguirmos é melhor entrar no céu sem alguma parte do corpo do que não entrar.
Entre os versículos 39 ao 48, Jesus nos ensina a fazermos mais do que a obrigação a orarmos pelos nossos inimigos e fazermos o bem para eles, nos ensina a não revidar uma ofensa ou uma agressão, muito pelo contrario Ele nos ensina que devemos dar a outra face e termina o capitulo pedindo que sejamos perfeitos, como perfeito é o nosso Pai que estas nos céus. Temos agora o direito de escolha e que a partir de hoje eu vou fazer? Viver da forma que eu sempre vivi, ou seguir os ensinamentos de Cristo?

Mateus 6: No versículo 6 Cristo nos ensina que o melhor lugar para orarmos é no nosso próprio quarto e logo em seguida entre os versículos 9 a 13 Ele nos deixa a oração do Pai Nosso, mas vamos falar um pouco do versículo 21 Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. Qual é hoje o meu tesouro? Trabalho, família, bens materiais ou Deus, quem na verdade é meu tesouro e onde realmente esta o meu coração? Esta pergunta serve para eu refletir sobre a minha vida e responder pra mim mesmo.
No versículo 24 Jesus Cristo deixa bem claro que devemos seguir somente a Deus: Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. E logo em seguida entre os versículos 25 a 34 Deus nos ensina que devemos confiar N´Ele e que não devemos ficar preocupados com o dia de amanhã, com o que vai comer ou o que vai vestir, pois Deus conhece todas as nossas necessidade, mas não devemos ficar parados esperando tudo na mão, temos que fazer a nossa parte.
No penúltimo versículo do capitulo 6, Cristo nos deixa a seguinte mensagem: Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Busque primeiro o reino de Deus (que deve ser o seu tesouro) e deixe as outras coisas por conta de Deus.

Mateus 7: O que mais fazemos hoje é que Cristo nos ensina a não fazermos logo no primeiro versículo: Não julgueis, para que não sejais julgados. A única pessoa que devemos julgar, somos nós mesmos e não devemos criticar a atitude de ninguém. Que a cada dia possamos corrigir os nossos próprios erros, que possamos refletir sobre a nossa vida o nosso jeito de ser e de agir, de falar com as pessoas. O que eu poderia mudar em mim para que eu possa estar mais próximo de Cristo? Essa é a preocupação que devemos ter, com a nossa vida, com as nossas atitudes.
Entre os versículos 16 a 20, Jesus nos ensina que temos que dar bons frutos e que não há arvore má que dê bons frutos e nem arvore boa que da maus frutos. Que tipos de frutos estão plantando? Se eu plantar a paz, o amor, a verdade o que eu vou colher? E se eu plantar o rancor, a magoa a fofoca a mentira que tipo de fruto eu irei colher? Quais são as sementes que a partir de hoje eu irei cultivar?
Jesus conclui o sermão da montanha (versículos 24 a 27) comparando as pessoas que escutam os seus ensinamentos e os praticam com a pessoa que edifica a sua casa sobre a rocha e as que escutam e não praticam com a pessoa que edifica a sua casa sobre a areia. Onde estaremos edificando a nossa casa? O sermão da montanha termina falando que todos se admiravam com os ensinamentos de Cristo, pois ensinava com autoridade e não como os escribas.

Nestes três capítulos, Jesus Cristo nos ensina como servi-lo. Cabe agora a cada um de nós decidir que caminho vamos seguir. Todo tipo de mudança é bastante trabalhoso e a mudança de hábitos e costumes são mais complicados ainda, mas temos que decidir se vamos ou não fazer a vontade de Cristo.
Que possamos a cada dia buscar mais a presença de Deus, orar mais e ler mais a bíblia. Que possamos nos aproximar a cada dia mais e mais da presença de Deus.


Tenham todos uma ótima semana.

0 comentários:

Obrigado pelo seu comentário

Todos os direitos reservados © 2013 />'>Desenvolvido por - Wilton Oliveira®.